Nesta quarta-feira (21), às 09h30, será inauguração a nova usina fotovoltaica da Algar Telecom, empresa de TI e telecomunicações do Grupo Algar, localizada em Iacanga.
A usina funciona como uma fazenda solar e será capaz de atender unidades da Algar Telecom sob concessão da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A planta de Iacanga foi construída pela GreenYellow, que também é responsável pelo investimento, operação e manutenção do sistema durante 15 anos.
Entre os representantes das empresas, participarão da inauguração Flavio Moretti, diretor de Engenharia na Algar Telecom, e Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil.
A planta, somada às outras três usinas já existentes da Algar, deve evitar uma emissão anual superior a 950 toneladas de CO₂. Com uma capacidade de produção anual de até 4,5 GWh dependendo das condições climáticas, ela ocupa uma área de seis hectares, conta com 3.960 módulos fotovoltaicos e pode gerar energia equivalente ao consumo de 2.300 residências por ano. Seu funcionamento está alinhado com o conceito de crédito de energia solar por meio da geração distribuída.
A primeira usina da Algar Telecom a operar foi a Capim Branco I, em Uberlândia (MG). A segunda também está na cidade mineira e a terceira em Bela Vista de Goiás (GO). A nova usina de Iacanga será a mais eficiente de todas as usinas. Juntas, elas ampliam a matriz elétrica de energia renovável da empresa para reduzir, ainda mais, a emissão de gases de efeito estufa da companhia.
Educadora FM
Jornalismo