Nesta quarta-feira (3o Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), de Bauru, abriu as portas para receber a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF2, de Iacanga. O objetivo foi o de realizar uma parceria com matriciamento e orientações voltadas aos pacientes diabéticos graves.
“O matriciamento envolverá a troca de conhecimentos e experiências entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas e tem sido cada vez mais reconhecido como uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade do atendimento”, explica a Diretora do Departamento da Saúde, Vivian Previero.
Durante o encontro foram discutidos estratégias e fluxos, visando a prestação da assistência com excelência aos pacientes do município de Iacanga.
“Estamos entusiasmados com essa oportunidade de visitar o AME. O matriciamento nos permite aprender uns com os outros e melhorar as práticas clínicas para o benefício de nossos pacientes”, ressalta Previero.
O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.