...

...

Tropas da Ucrânia anunciam retirada de cidade-chave após um dos mais pesados combates com a Rússia até agora

Publicada em: 17/02/2024 10:22 - Notícias

A Rússia capturou alguns soldados ucranianos durante a retirada das forças de Kyiv da cidade-chave de Avdiivka, de acordo com o comandante ucraniano das forças do sul.

 

A Ucrânia anunciou sua retirada da cidade, a noroeste da cidade de Donetsk, na sexta-feira (16), após alguns dos combates mais intensos da guerra da Rússia na Ucrânia.

A retirada ocorre após Moscou intensificar seus ataques na área nas últimas semanas, bombardeando-a com ataques aéreos e artilharia e enviando onda após onda de ataques terrestres com veículos blindados e soldados.

A retirada foi “a única solução correta”, disse o comandante ucraniano das forças do sul, Oleksandr Tarnavskyi, em um post no Telegram na sexta-feira, acrescentando que alguns soldados ucranianos foram capturados durante o processo.

“Em uma situação em que o inimigo avança sobre os cadáveres de seus próprios soldados com uma vantagem de dez para um em termos de casco, sob bombardeio constante, esta é a única solução correta”, disse ele. As tropas russas são “numericamente superiores em termos de pessoal, artilharia e aviação”, acrescentou Tarnavskyi.

 

As forças de Moscou realizaram 20 ataques aéreos e mais de 150 ataques de artilharia na área nas últimas 24 horas, disse ele, acrescentando que os russos estavam “praticamente apagando a cidade da face da Terra”.

A decisão vem apenas dias depois de o novo chefe militar da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, e o ministro da Defesa, Rustem Umerov, visitarem as linhas de frente em Avdiivka, com o chefe militar prometendo enviar reforços para “impedir que o inimigo avance mais profundamente em nosso território”.

No entanto, até quinta-feira (15), as forças ucranianas que lutavam para manter a cidade descreviam condições “infernais” e o inimigo “vindo de todos os lados”.

Syrskyi disse em um post no Facebook na sexta-feira que ordenou a retirada “para evitar o cerco e preservar a vida e a saúde dos militares”, movendo tropas para defender “linhas mais favoráveis”.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...