No início do ano letivo, os pais dos estudantes da EMEF “José Ferraz de Souza” receberam um material impresso, no caso, um folder que foi desenvolvido pela nutricionista municipal Lidiane Morais, contendo informações sobre a importância do lanche escolar, a boa alimentação e dicas dos alimentos que são importantes e saudáveis para enviar nas lancheiras dos seus filhos.
“A intenção é orientar as famílias sobre o tipo de lanche enviado de casa para os filhos se alimentarem, visto a relevância desse lanche na saúde, já que são 200 dias por ano que eles se alimentam na escola”, frisa a nutricionista.
“Nas creches e EMEI “Orlando Castro” não é permitido que a criança leve o lanche de casa”, lembra Lidiane.
VEJA ABAIXO AS DICAS DA NUTRICIONISTA:
O ideal é que na lancheira da criança seja incluso:
- uma fruta: fonte de vitaminas e minerais. Optar pelas frutas da época que são mais saborosas, com menor teor de agrotóxicos e com melhor preço.
- um carboidrato: fornecem energia (pão, pão de quejjo, tortinhas, biscoitos, panquecas, bolinhos, rosquinhas, entre outros).
- uma proteína: responsável pela construção e manutenção de músculos, órgãos e tecidos (ovo, hambúrguer caseiro, queijo, iogurte, patê de frango ou atum, entre outros).
- uma fonte de hidratação – o mais sugerido é a água (que não pode ser esquecida), mas também pode ter água de coco, suco natural, suco de polpa...
Os alimentos que provém da natureza são sempre bem-vindos!
Os alimentos industrializados devem ser evitados, entretanto alguns, com poucos ingredientes podem fazer parte, será orientado nos próximos dias! Os com maior risco de desenvolver doenças nas crianças e que devem ser evitados, apesar de fazer parte da “cultura da infância”, são: bolacha/ biscoitos/ bolos recheados, embutidos, sucos industrializados com pouca porcentagem de suco em sua composição (evitar o “néctar”; preferir o 100% suco ou suco integral), salgadinho de pacote, frituras, doces em geral.
O lanche escolar equivale de 20 a 30% das necessidades alimentares diárias da criança! Use a criatividade! Vamos construir uma geração de crianças mais saudáveis para evitar doenças futuras.
Fonte: Prefeitura de Iacanga